terça-feira, 1 de março de 2016

Farmácia na Noruega #6: uma iniciativa do Governo que poderá abrir novas portas

By ARP

A convite nosso, uma colega farmacêutica a viver em Ålesund, veio aqui falar de um assunto bastante interessante para partilhar com todos :).



"Pela primeira vez na história, o governo norueguês decidiu que seria vantajoso para a saúde pública utilizar as competências dos farmacêuticos que exercem a sua actividade nas farmácias para promover o uso correcto dos medicamentos.

Até ao presente momento, o estado norueguês nunca tinha comparticipado um serviço de saúde a ser prestado na farmácia. No final do ano passado, o parlamento demonstrou a intenção de fortalecer o papel das farmácias no sistema de saúde, confiando nos farmacêuticos para prestar serviços de aconselhamento que promovam aderência à terapêutica e o uso correcto dos medicamentos. Para surpresa de todos, foi imediatamente aprovada no orçamento de estado para o ano de 2016 uma verba para financiar um serviço de ensino da técnica inalatória no controlo da asma e doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), a ser prestado nas farmácias norueguesas. 

A justificação para a necessidade de um serviço que ensine os pacientes a usar os inaladores de forma correcta encontra-se no facto de cerca de 50% dos pacientes não obterem efeito suficiente dos mesmos, tanto por não os utilizarem correctamente, como por falta de adesão à terapêutica. Apesar de se tratar de um serviço que as farmácias já realizavam de forma gratuita quando necessário, nomeadamente quando o médico não demonstrava a técnica no consultório, a criação de um serviço padronizado financiado pelo estado tem várias vantagens, nomeadamente:
  • ·       Os médicos passarem a estar cientes de que podem encaminhar os utentes para a farmácia para a demonstração da técnica inalatória, descongestionando os consultórios médicos;
  • ·       Ser de facto economicamente viável para as farmácias oferecer o serviço a todos os novos utilizadores, mas também aos que já são utilizadores e que não obtêm efeito suficiente do medicamento devido a técnica errada ou devido a falta de adesão à terapêutica;
  • ·       O facto de vir a ser realizada uma campanha de sensibilização neste tema, sendo referidas as farmácias como ponto para realização do serviço, o que levará a um reconhecimento maior por parte da sociedade relativamente à farmácia como um local de promoção da saúde pública;

·       A padronização do serviço permitirá também prestar um serviço de melhor qualidade para todos os tipos de inaladores existentes no mercado.
As farmácias poderão prestar o serviço a partir de 1 de Março deste ano e irão cobrar um valor de cerca de 8 euros por serviço prestado, sendo este valor totalmente comparticipado pelo estado norueguês.
Esta será uma grande oportunidade para os farmacêuticos noruegueses demonstrarem de forma mais visível para a sociedade o valor que têm na promoção da saúde pública e esperamos que seja apenas o primeiro de vários serviços.
Enquanto farmacêutica portuguesa a trabalhar na Noruega, será para mim mais um desafio a superar e espero que um dia o governo português olhe para estes bons exemplos e perceba como pode usufruir das competências dos farmacêuticos, com ganhos em saúde e também económicos.


Aqui fica um esquema geral dos pontos necessários que o farmacêutico responsável tem de realizar para obter a aprovação e o estatuto como "orientador das técnicas de inalação"

E aqui fica o exemplo geral do processo entre o farmacêutico e o utente!


-----------------------------------------------------------------------------------------------------



6 comentários:

  1. Muito interessante e excelente explicação. Apesar de ser um serviço realizado por nós farmacêuticos de forma gratuita para reforçar a explicação do médico, essa iniciativa, por ser tomada por um governo, é de parabenizar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente! E é da maneira que as informações são registadas e standard (com, espero eu, maior criterio de qualidade se possivel) e é excelente ter sido uma iniciativa do governo :)

      Eliminar
  2. Não é preciso inventar. É aplicar as boas ideias.

    ResponderEliminar
  3. reconhecer o trabalho desenvolvido na maioria das farmacias com intervenção de interesse publico como a prevenção da saude e bom uso dos medicamentos é bem vinda e sem demoras por politiquices habituais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até o sindicato aqui ficou espantado com a rapidez do assunto (dito pelo próprio presidente). Mas é assim que as coisas devem funcionar, é por isso que muitos dizem que a Noruega e um país evoluído. E, há que dizer, neste tipo de coisas até o é.

      Eliminar

Comentários, dúvidas, opiniões.. you name it!

Google Translate