domingo, 10 de maio de 2015

Acabados de chegar à Noruega - O que fazer? // Arriving Norway - What to do??

By CarolinaV

Chegados à Noruega e querendo cá ficar por um longo período de tempo, nota-se logo à partida que se precisa de algo muito importante: o "Personnummer". E o que é isso? Este número é algo que todos os noruegueses e residentes na Noruega têm de ter e que resume os números da Segurança Social, Cartão do Cidadão e número de Contribuinte (Finanças), etc. Ele é composto pela data de nascimento seguida de 5 números.





Basicamente não se consegue fazer quase nada sem ele. Nem abrir conta no banco se consegue! 
A única coisa que aqui na zona se consegue sem o personnumer é o passe do autocarro :)!

Há que ressalvar uma questão: quem fica supostamente a trabalhar cá um período curto de tempo ou quer tentar arranjar trabalho, a solução mais fácil (mas que ninguém nos tinha avisado antes) é dirigirem-se às finanças com os vossos documentos (levem sempre o passaporte) e pedir o "skattekort" ou o "D-nummer": é no fundo um número composto pela vossa data de nascimento e 5 dígitos que serve apenas como número de contribuinte e com o qual já é possível abrir conta no banco. A diferença deste para o Personnummer é que o primeiro digito é diferente da vossa data de nascimento ou seja: o meu D-nummer era 69.08.90 XXXXX e o meu Personnummer é 29.08.90 XXXXX.

Assim sendo, os primeiros passos a fazer quando se chega à Noruega são:

1. Arranjar casa ou morada provisória (necessitam de uma morada para fazer o registo online na polícia; o aconselhado se não tiverem casa antes de chegarem é pedirem a alguém ou ao vosso empregador para utilizarem a morada respectiva pois serve só para o registo! Na reunião na polícia já precisam de levar os dados da casa onde vão viver);


2. Inscrever no site da Políciahttp://www.udi.no/en/want-to-apply/ ). Pode ser possível que a cidade ou aldeia (:P ) para onde vão não seja a cidade maior do "fylke" por isso procurem onde é que há a "Politi" mais perto. No nosso caso é a 5 minutos de onde vivemos agora. No caso da nossa amiga PG era a cerca de 100 km de distância. Esta reunião é importante e normalmente é marcada com antecedência de um ou dois meses. Nessa reunião entregam uma declaração que informa sobre a autorização de permanência na Noruega, papel esse que tem de ser entregue nas finanças.

              Para esta reunião é importante levar:

      1. Passaporte;
      2. Contrato de arrendamento da casa;
      3. Contrato de trabalho
        (No site falam em fotografias mas não nos pediram em qualquer situação fotos nem à PG)
Autorização de Residência na Noruega //
Norway's permission of residence

3. Ir às Finanças (Skat): Depois de obterem o papel acima, podem dirigir-se às com os mesmos documentos que se dirigiram à Polícia com a adição deste que vos foi entregue. Nota: se marcarem a reunião na polícia cedo e tiverem as duas instituições na vossa cidade podem deslocar-se a ambas no mesmo dia. Mais uma vez, pode dar-se o caso de ser a alguns quilómetros de distancia como no caso da PG em que as finanças e a polícia eram em cidade diferentes (nenhuma das quais a dela).

Depois é esperar que o documento chegue. Ele tem, por exemplo, este aspecto:

Folha com o Personnummer //
Paper with the Personnummer

Ainda me enviaram outro mas, não o encontro e o que interessa é que o vosso número da esteja registado. A partir daí já podem abrir uma conta no banco, terem a conta de electricidade em vosso nome e terem cartão de telemóvel. Entre muitas outras coisas.


4.  É também uma boa opção, caso não tenham morada com antecedência e precisem de abrirem uma conta no banco por exemplo, trocarem os pontos 2 e 3 e deslocarem-se em primeiro lugar às finanças como disse em cima. Nesse caso, quando mais tarde forem à polícia necessitam de se deslocar novamente às finanças para procederem à requisição do Personnummer.

Daqui a um tempo também poderemos descrever o processo de pedido de troca de carta de condução. Estamos a pensar trocar a carta portuguesa pela norueguesa porque a norueguesa não tem data de validade e contém o Personnummer. De outra maneira nunca teremos um documento norueguês uma vez que eles não tem cartão de cidadão ou bilhete de identidade nem sabem bem o que isso é :)

Nota: Quando se deslocarem ao banco para abrir conta, não se esqueçam de levar a papelada toda incluindo o contrato de trabalho! Achamos um bocado estranho mas a verdade é que pediram o nosso contrato de trabalho.



Nota adicional: Cada vez que se muda de casa na Noruega (seja apenas residente na Noruega ou nouruguês mesmo) é necessário informar as finanças disso mesmo. No entanto apenas a primeira vez é presencial, a seguir todas as alterações podem ser enviadas por email.

----------------------------------------------------------------------------------------------

If you arrived Norway wanting to stay here for a long period of time, it is noted that you need something very important: a "Personnummer". And what is that? This number is something that all Norwegians and residents in Norway have to have and that summarizes the Social Security numbers, Citizen Card and Taxpayer number (Finance), etc. It is consisted by your birthday date and five numbers after.

Basically if you can hardly do anything without it. Even open a bank account you can't!
The only thing here in the area is achieved without the personnumer is pass the bus :)!

There is important to speak about one question: who is supposed to work here a short period of time or want to try to get a job, the easiest solution (but no one had warned us before about that) is  going directly to the tax office with your documents (always take the passport) and ask for the "skattekort" or "D-nummer": is at heart a number also with your date of birth and 5 digits that serves only as a tax number and with which it is possible to open bank account. The difference this to Personnummer is that the first digit is different from your date of birth ie: my D-nummer was 69.08.90 XXXXX and my Personnummer is 29. 08.90 XXXXX 

Therefore, the first steps to do when it comes to Norway are:

1. Find a place to live or temporary address: (it is needed an address to register online in the police, the advised if you don't have you own place to live before arriving is asking someone or your employer to use their house as that address will only be useful in the registration in the police website UDI;

2. Subscribe to the Police website (http://www.udi.no/en/want-to-apply/). It may be possible that the city or village (: P) where you are going to live is not the largest city of the "fylke" so look for where there is the closest "Politi". In our case it is 5 minutes far from where we live now. In the case of our friend PG it was about 100 km away. This meeting is important and is usually marked in advance for one or two months. At this meeting they deliver a statement informing about the residence permission in Norway, a paper that has to be delivered in the tax office.
  1. For this meeting it is important to:
    1. passport;
    2. Lease of the house;
    3. Employment contract
    4. (On the website speak in photos but did not ask us for any situation or photos to PG)

3. Go to Tax office (Skat): Once you obtain the first paper above, you can go to the tax office with the same papers to the police with the addition of this which was delivered to you. Note: If you mark the meeting in the morning in the police and you have both institutions in your city, you can go to the tax office right after the police meeting. Again, it is possible that the closest tax office is a few kilometers away as in the case of PG in the finance and police were in different city (none of which hers).

4. It is also a good option if you do not have address in advance and need to open a bank account for example, exchange the points 2 and 3 and move up primarily to the tax office as said above. In this case, later and after you have the authorization of residence's paper you will need to go again to the tax office to request the Personnummer.

Later in the year we will be also able to describe the driving license exchange application process. We are thinking about changing the Portuguese license to the Norwegian because the Norwegian has no expiration date and contains the Personnummer. Otherwise we will never have a Norwegian document since they do not have citizen card or ID card or well know what it is :)

Note: When you move the bank to open an account, do not forget to bring all paperwork including work contract! We feel a bit strange but the truth is they asked our employment contract.

Additional note: Each time you change address in Norway (residents and norwegians) you have to inform the tax offices of this. Nevertheless, it is just the first time that has to be in person, then all changes can be sent by email.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários, dúvidas, opiniões.. you name it!

Google Translate