segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Natal na Noruega 2015 Porsgrunn // Christmas in Norway 2015 Porsgrunn

By CarolinaV

Pelo segundo ano consecutivo passámos o Natal aqui na Noruega! Neste caso, numa casa diferente e em companhia diferente.

Há um ano estávamos aqui de fresco, e foi a PG que veio ter connosco :). Este ano tivemos a visita do pai do Ricardo, da irmã mais velha e da Filipa. Comemos tudo a que temos direito: bacalhau e couves no Natal com belo vinho português e no dia 25 foi a vez da perna de borrego assada no forno (essa made in Norway eheh).


Experimentámos Svineribbe (um prato "natalício" norueguês) quando a Carla chegou e temos a dizer que também ficou aprovado. 

Svineribbe tirado da internet que, aos nossos, esqueci-me de tirar fotografia! a fome era muita eheh //
Svine Ribbe taken from the internet because I didn't get the chance to take picture from ours! we were hungry eheh

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

O contigente Português continua a aumentar // The Portuguese contingent is growing!!

By RicardoM

Ao longo do mês de Setembro tivemos a noticia que um grupo de 15(!) colegas nossos vieram para a Noruega, trabalhar na concorrência e um para a Apotek1 (Hilsen Luis C e Nadia M!)
Foram parar a lugares tão distantes como Hammerfest, Bardufoss, Ålesund, Fagernes, Lillehammer e Heistad. 

Para terem um noção demora pouco mais tempo a conduzir da cidade onde moramos (Porsgrunn) a Lisboa do que da nossa cidade a Hammerfest. Culpa das maravilhosas estradas da Noruega! :). No caso de Hammerfest, torna-se mais rápido ir pela Suécia do que por dentro da Noruega!!


Hammerfest - Porsgrunn
Porsgrunn - Lisboa



domingo, 29 de novembro de 2015

Primeiro Domingo do Advento // First Sunday of Advent

By CarolinaV

O primeiro Domingo do advento. O Advento começa exatamente quatro domingos antes do Natal. Nós não costumamos comemorar a chegada do natal desta forma mas aqui na Noruega é muito popular. Por várias razões e uma delas é que se vêem velas roxas numeradas um pouco por todo o lado, sendo que se deve acender uma vela por cada domingo. Aqui por casa serviu para marcar a data em que liguei as decorações de natal :D. 



Um pouco por acaso, descobri que hoje se comemorava a chegada do advento no centro de Porsgrunn. Percebi que se deve comemorar um pouco por toda a Noruega. 
Descobri por puro acaso já que estávamos na farmácia a fazer contagem de stock (sim, fizemos isso este Domingo uma vez que é impossível fazer como deve de ser noutro dia dado o horário da farmácia; no entanto seremos bem pagas para o efeito) e uma colega minha falou que tinha de se ir embora às 16h para ir acompanhar os netos no "barnatog". Fui com ela claro :D para descobrir o que era! 




sábado, 14 de novembro de 2015

E já faz um ano! // And it's been a year!

By CarolinaV


Para desanuviar um pouco dos acontecimentos de ontem em Paris,
E tal como escrevi no facebook (obrigada facebook por agora nos lembrares estas coisas), fez na Quarta-feira um ano que chegámos à Noruega.

A primeira foto que tirámos os 3 na Noruega. E a primeira vez que pagámos ~35€ por apenas um hambúrguer e uma cerveja!! //
The first picture we took of us 3 in Norway. And the first time we paid ~ € 35 for just a burger and a beer !! //

E hoje faz um ano que chegámos aqui a Skien/Porsgrunn :). Há um ano chegávamos nós aqui, já escuro e frio e a uma casa sem casa de banho nem condições já que as obras da dita só acabaram em Dezembro. 

domingo, 18 de outubro de 2015

Um fim de semana em Oslo! // A weekend in Oslo :D

By CarolinaV

No seguimento da ida aos Kjededagene, achamos que era uma idea gira aproveitar a viagem e ficar mais 2 dias em Oslo. Ao falarmos disso com a nossa antiga professora de norueguês que vive em Oslo, recebemos um convite para ficar as 2 noites em casa dela :). 
Foram 2 dias em Oslo muito interessantes já que conhecer pelos olhos de alguém que lá vive, é completamente diferente de ir apenas como turista.


terça-feira, 13 de outubro de 2015

Farmácia na Noruega #4 // Pharmacies in Norway #4

By RicardoMartins

Nos dias 24 e 25 de Setembro estivemos nos "Kjededagene". Ou seja nos dias da empresa. Durante esses dois dias estivemos num hotel com mais 700 colegas, numa série de sessões de aprendizagem dedicadas a varias áreas.


sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Alguem pediu chuva? // Has someone asked for rain?


By CarolinaV

Aqui pelas nossas bandas temos tido uma série de dias de chuva non-stop.
Pelas nossas bandas mas, calma, não em Porsgrunn mas em Skien (aquela zona chamada Bakkestranda onde nós costumávamos ir passear está completamente alagada... é inacreditável. 
Tenho tido descrições de pessoas cujas casas já têm água, uma zona de apartamentos novos com as garagens completamente alagadas e, pelo menos um restaurante com água "pela cintura".
Aqui em Porsgrunn felizmente não se nota nada de especial dado que, apesar do rio passar no meio da cidade, não existe aqui nenhuma espécie de barragem (como acontece em Skien) pelo que não há acumulação de água... o nível da água pode estar mais elevado mas não o suficiente para causar estragos!
Como podem ver pelas fotografias, nem os noruegueses estão habituados a que chova nesta quantidade aqui por estas bandas :). Fotografias retiradas dos jornais locais.


Google Translate