quarta-feira, 9 de setembro de 2015

E o que fazer quando se muda de residência na Noruega? // What to do when moving adress in Norway?

By CarolinaV


O blog ficou em standby durante as nossas férias em Portugal :). Foram 3 semanas de falar português, praia, compras, jantaradas e tantas outras coisas que agora se fazem com mais intensidade! Torna-se engraçado ir a Portugal porque conseguimos estar na companhia de amigos que, de outra maneira, passaríamos mais tempo sem ver provavelmente! Irmos de visita (e por relativamente pouco tempo) é sempre uma boa razão para ir jantar fora!

Falando agora de algo que pode interessar àqueles que vêm para a Noruega ou que já estão cá e se perguntam o que é necessário fazer quando se muda de casa.

É bastante fácil. Em relação ao processo na Noruega, é necessário modificar a morada nos Correios e nas finanças. Em relação aos correios pode-se fazer de duas maneiras:
- Presencialmente no Posten, preenchendo um formulário, aqui é necessário ter com o passaporte para confirmar a vossa identificação

Os Posten reenviam gratuitamente (durante 2 meses) toda a correspondência da morada antiga para a morada nova para que disponibilizaram.

Em relação às finanças (Skatteetaten) e no fundo a todos os serviços do Estado Noruguês,  é preencher todas as informações da nova morada neste site:

http://www.skatteetaten.no/Skjemaer/Flyttemelding-til-folkeregisteret/




quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Quando Portugal também chega à Noruega // When Portugal also comes to Norway

By CarolinaV


Esta aconteceu-me na Quarta Feira.

Tinha eu acabado de comprar estas sandálias em saldo na sapataria do centro comercial onde se situa a minha farmácia....



.... quando ao retirar a etiqueta da sola, tenho a seguinte surpresa!!



Haja coincidências :D. Sandálias do "Stockholm Group" (Suécia), compradas na Noruega e feitas em Portugal ^^

------------------------------------------------------------------------------------

This happened to me on Wednesday.

I had just bought these sandals on sale in the shoe of the shopping center where is my pharmacy ...

.... and when removing the label, I had the following surprise !!

Sandals from "Stockholm Group" (Sweden), bought in Norway and made in Portugal ^^

Faith? :)

domingo, 26 de julho de 2015

A odisseia do voto! Ou em como votar não é para quem quer.

By CarolinaV

Na Sexta-Feira passada fui à embaixada de Portugal em Oslo registar-me e recensear-me. 
Para quem já esteja a viver na Noruega e a quem esta informação seja útil, 

1- É necessário estar registado na Embaixada de Portugal em Oslo e ter a morada fiscal na Noruega para poder votar;
2- É possível fazer o registo na Embaixada e o recenseamento no mesmo dia;
3 - Deve-se telefonar a marcar uma vez que a pessoa responsável pelo recenseamento pode não estar disponível;
4- Deve-se levar os seguintes documentos: autorização de residência na Noruega (papel adquirido na Polícia/ UDI), cartão do cidadão, comprovativo de morada e fotografia (eu levei também o passaporte "just in case");
5- A embaixada está aberta Segunda à Sexta das 9h às 17h e é relativamente perto do castelo de Oslo; 
6- O processo deve ser realizado até 60 dias antes da data das eleições.

Nota: Os contactos no site das Embaixadas de Portugal não estão 100% correctos e os telefones relativos a secção consular são (+47)23 33 28 57  e (+47)23 33 28 58 e apesar de já ter dito ao telefone que a informação no site não está correcta, isso ainda não foi corrigido. Não digam que não vos avisei ;). 




Todo o processo dificulta a possibilidade de votar. Votar é algo que devia ser facilitado (dentro da legalidade claro) e incentivado mas é algo que não acontece. Não acho que exagere se disser que deve ser 1/10 dos portugueses emigrados na Noruega que vota nas eleições.

Pensam que este processo foi fácil? Na minha opinião, foi uma vergonha. É assim que se vê que não há interesse que os emigrantes portugueses votem nas suas eleições. Não tenho outra explicação. 

Ponto prévio:

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Recrutamento Aberto para a Vitus Apotek

Parece que descobriram que em Portugal há muitos e bons farmacêuticos :)
As condições não são tão boas como as oferecidas pela Apotek1 mas as vagas não costumam ser tão limitadas.

"
Car@ candidat@,

No seguimento do interesse que manifestou, junto do IEFP, em trabalhar noutro país europeu, vimos pela presente informá-l@ de que a Noruega está presentemente com necessidades de recrutamento de profissionais de Farmácia. Neste âmbito, os serviços EURES de Portugal e da Noruega estão a colaborar num 2º recrutamento com a Vitusapotek, uma das maiores cadeias farmacêuticas da Noruega (com mais de 220 farmácias no presente) – para o qual estamos a realizar um levantamento de informação sobre @s candidat@s a emprego interessad@s.

Requisitos:
- licenciatura (pré-Bolonha) ou mestrado em Farmácia, Ciências Farmacêuticas ou similar;
- bons conhecimentos  de inglês (nível mínimo: B1);
- disponibilidade e motivação para aprender o norueguês (nível a atingir, após formação proporcionada: B1 ou B2, a confirmar);
- nacionalidade portuguesa ou de um dos países da União Europeia.

Pode encontrar mais informação sobre condições da oferta AQUI.

Interessad@?
Se sim, agradecemos que preencha com a maior brevidade possível o seguinte questionário em inglês   (data limite: 21 de agosto).

Após a sua resposta, pode ser convidad@, na 2ª metade do mês de agosto, a participar numa sessão de informação a realizar em início de setembro, com a presença de conselheiros EURES e de um representante da VitusApotek, durante a qual poderá esclarecer todas as suas questões.

IMPORTANTE! Este e-mail visa apenas informá-l@ desta oportunidade de recrutamento, não sendo obrigatória a sua resposta ao questionário e/ou a este e-mail.
Apenas deve responder se tiver bons conhecimentos de inglês e estiver efetivamente interessad@ na possibilidade de trabalhar na Noruega.

Não hesite em contactar-nos por e-mail (eures-norway@iefp.pt) se lhe surgir qualquer dúvida sobre este projeto.
Procuraremos responder com a maior brevidade possível."
 

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Volta à Noruega em farmácia // Tour of Norway in Pharmacy

By RicardoMartins

A partir do corrente mês de Julho "mudei" de emprego. Continuo ligado contratualmente à empresa Apotek1 - também não podia ser de outra forma porque temos de cumprir obrigatoriamente 1 ano de contracto - mas como estava a trabalhar na minha farmácia apenas para suprir a falta de uma farmacêutica que estava de baixa de maternidade, foi necessário arranjar uma outra solução.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Sabes que estás na Noruega quando... #4 // You know you are in Norway when ... # 4

By CarolinaV


....... ou a norte do mundo (ehehe), quando os noruegueses têm uma palavra especial para sul do país "Sør" (Sør-Norge) e outra "Syden" para países do sul da Europa ("Jeg skal reise til Syden = Eu vou viajar para o sul da Europa).


Neste caso penso que é uma curiosidade comum aos países da Escandinávia mas bem, acho que é engraçado de partilhar :)


---------------------------------------------------------------------

....... Or northern world (ehehe) when the Norwegians have a special word to say South "Sør" (Sør-Norge = South of the country) an other word "Syden" for southern European countries ("Jeg skal reise til Syden = I will travel to somewhere in southern Europe).


In this case I think it is a common curiosity to Scandinavia countries but well, I find it funny to share :)

domingo, 5 de julho de 2015

Quanto custa ir ao cinema na Noruega!! // How much costs going to see a movie in Norway!!

By CarolinaV

Tenho de confessar que aqui também faz calor! No Domingo estava tanto calor que fomos passear até Langesund :).


À noite foi tempo de ir ao cinema pela primeira vez na Noruega. E ver o quê? Pois :D

115 NOK (~13€) por pessoa//
115 NOK (~13€) each one

Google Translate