sexta-feira, 17 de julho de 2015

Volta à Noruega em farmácia // Tour of Norway in Pharmacy

By RicardoMartins

A partir do corrente mês de Julho "mudei" de emprego. Continuo ligado contratualmente à empresa Apotek1 - também não podia ser de outra forma porque temos de cumprir obrigatoriamente 1 ano de contracto - mas como estava a trabalhar na minha farmácia apenas para suprir a falta de uma farmacêutica que estava de baixa de maternidade, foi necessário arranjar uma outra solução.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Sabes que estás na Noruega quando... #4 // You know you are in Norway when ... # 4

By CarolinaV


....... ou a norte do mundo (ehehe), quando os noruegueses têm uma palavra especial para sul do país "Sør" (Sør-Norge) e outra "Syden" para países do sul da Europa ("Jeg skal reise til Syden = Eu vou viajar para o sul da Europa).


Neste caso penso que é uma curiosidade comum aos países da Escandinávia mas bem, acho que é engraçado de partilhar :)


---------------------------------------------------------------------

....... Or northern world (ehehe) when the Norwegians have a special word to say South "Sør" (Sør-Norge = South of the country) an other word "Syden" for southern European countries ("Jeg skal reise til Syden = I will travel to somewhere in southern Europe).


In this case I think it is a common curiosity to Scandinavia countries but well, I find it funny to share :)

domingo, 5 de julho de 2015

Quanto custa ir ao cinema na Noruega!! // How much costs going to see a movie in Norway!!

By CarolinaV

Tenho de confessar que aqui também faz calor! No Domingo estava tanto calor que fomos passear até Langesund :).


À noite foi tempo de ir ao cinema pela primeira vez na Noruega. E ver o quê? Pois :D

115 NOK (~13€) por pessoa//
115 NOK (~13€) each one

sábado, 4 de julho de 2015

Farmácia na Noruega #3 // Pharmacies in Norway #3

By Ricardo Martins



Uma das situações que me pareceu mais estranha quando comecei a trabalhar aqui na terra do bacalhau foi a organização da farmácia.
Habituado à organização alfabética que se utilizava nas farmácias onde tinha trabalhado antes, chego aqui e ninguém quer saber do alfabeto para nada. 
Para começar temos um bicho chamado de carrossel localizado o mais perto possível de todos os balcões de atendimento e que quando bem organizado permite que não tenhamos de dar mais de dois passos para fazer um atendimento simples.
Carrossel // Carousel


sábado, 27 de junho de 2015

Coisas que não se vêem em Portugal #1: Sankthans // Things you don't see in Portugal: Sankthans


By CarolinaV

23 de Junho de 2015

Nós queremos é festa :D!
Esta noite de Sankthans ou São João (conhecida em Portugal pelos festejos no Porto) é muito popular pela Escandinávia. Sei, por uma colega minha que na Suécia e Finlândia os festejos são ainda maiores. No fim de semana antes deste dia, uma colega minha foi passar o fim de semana à Suécia mas com pouco proveito: estava literalmente tudo fechado à excepção do McDonalds e restaurantes deste género. Até o Spa do Hotel estava fechado.

Em relação à Noruega e nomeadamente aqui à nossa cidade, foi uma surpresa. É como eu digo ao Ricardo: não percebo onde se enfiam os noruegueses no dia a dia. É ridículo!! Nos "dias normais" não se vê ninguém. Acho que se enfiam todos na floresta a ir "para os tours". Quando há festas deste género saem todos à rua :) já tive essa mesma impressão no 17 de Maio.
A festa foi mesmo aqui na Bakkestranda a 5 minutos a pé (ou menos) da nossa casa e pagámos cada um 50 NOK de entrada (~6€). Lá dentro era permitido um pouco de tudo: levar comida ou comprar lá, sentar nos bancos disponíveis ou levar as próprias cadeiras ou mantas. Houve música ao vivo e actividades para os miúdos. Tudo para chegar às 21h30 e acender o monte ainda bastante grande de madeira e comemorar assim a maior noite do ano.
Sankthansbål

segunda-feira, 22 de junho de 2015

A meia noite do dia mais longo do ano! // Midnight of the longest day of the year!

By CarolinaV

E como podem ver aqui não há sol da meia noite mas há claridade da meia noite :). Hoje é oficialmente o dia mais longo do ano e aqui na Noruega nota-se bem esta data! Aqui mesmo assim não tem tanta claridade como obviamente outras cidades no norte mas está quase de dia :)

E para assinalar fomos para a rua tirar uma foto à meia noite!

Temos também fotos de outras cidades um pouco por toda a Noruega para mostrar. Muito obrigada pessoal pela partilha :) !!!

Como podem ver a diferença do Norte para o Sul da Noruega é brutal.

Skien (Telemark)

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Recrutamento aberto para Apotek 1 na Noruega // Open recruitment to Apotek1 in Norway

Pois é desta vez recebi um e-mail dando conta de que o recrutamento estava aberto para a maior empresa de farmácias na Noruega e a que dá melhores condições apesar de já serem algo diferentes de quando eu e a Carol concorremos.

Fica o conteúdo da mensagem :)

"Boa tarde,

Serve este email para a divulgação da oferta 588565649 para farmacêuticos para a Noruega.

A APOTEK 1 é uma importante cadeia de farmácias que opera em todo o território norueguês (com mais de 300 farmácias e 3000 empregados) que está a recrutar farmacêuticos com licenciatura ou mestrado, excelentes conhecimentos de inglês, motivados para viver na Noruega e aprender a língua Norueguesa.

Oferece um plano de carreiras aliciante, salário anual a partir de 450 000 NOK (aprox.52 600€),curso de Norueguês com suporte financeiro e apoio à mudança para a Noruega.

Encontre informação detalhada sobre a oferta de emprego em:


Se pensa numa carreira internacional e reúne os requisitos pode candidatar-se enviando carta de motivação e CV em Inglês até 30/06/2015 para: jobb@apotek1.no e conhecimento a nidia.figueiredo@iefp.pt


Entretanto, antes de se candidatar se pretender obter mais informações, nomeadamente sobre o funcionamento da Rede EURES, os apoios à mobilidade, como abordar os empregadores noruegueses ou sobre viver e trabalhar na Noruega, não hesite em contactar eures-norway@iefp.pt "



Today I received an email saying that Apotek1 has the recruitment opened to the largest drugstore / pharmacy company in Norway and that gives better conditions despite it being something different from when Carol and I began.

The message content is above  in Portuguese :). But you can find also in www.Apotek1.no


Google Translate