segunda-feira, 22 de junho de 2015

A meia noite do dia mais longo do ano! // Midnight of the longest day of the year!

By CarolinaV

E como podem ver aqui não há sol da meia noite mas há claridade da meia noite :). Hoje é oficialmente o dia mais longo do ano e aqui na Noruega nota-se bem esta data! Aqui mesmo assim não tem tanta claridade como obviamente outras cidades no norte mas está quase de dia :)

E para assinalar fomos para a rua tirar uma foto à meia noite!

Temos também fotos de outras cidades um pouco por toda a Noruega para mostrar. Muito obrigada pessoal pela partilha :) !!!

Como podem ver a diferença do Norte para o Sul da Noruega é brutal.

Skien (Telemark)

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Recrutamento aberto para Apotek 1 na Noruega // Open recruitment to Apotek1 in Norway

Pois é desta vez recebi um e-mail dando conta de que o recrutamento estava aberto para a maior empresa de farmácias na Noruega e a que dá melhores condições apesar de já serem algo diferentes de quando eu e a Carol concorremos.

Fica o conteúdo da mensagem :)

"Boa tarde,

Serve este email para a divulgação da oferta 588565649 para farmacêuticos para a Noruega.

A APOTEK 1 é uma importante cadeia de farmácias que opera em todo o território norueguês (com mais de 300 farmácias e 3000 empregados) que está a recrutar farmacêuticos com licenciatura ou mestrado, excelentes conhecimentos de inglês, motivados para viver na Noruega e aprender a língua Norueguesa.

Oferece um plano de carreiras aliciante, salário anual a partir de 450 000 NOK (aprox.52 600€),curso de Norueguês com suporte financeiro e apoio à mudança para a Noruega.

Encontre informação detalhada sobre a oferta de emprego em:


Se pensa numa carreira internacional e reúne os requisitos pode candidatar-se enviando carta de motivação e CV em Inglês até 30/06/2015 para: jobb@apotek1.no e conhecimento a nidia.figueiredo@iefp.pt


Entretanto, antes de se candidatar se pretender obter mais informações, nomeadamente sobre o funcionamento da Rede EURES, os apoios à mobilidade, como abordar os empregadores noruegueses ou sobre viver e trabalhar na Noruega, não hesite em contactar eures-norway@iefp.pt "



Today I received an email saying that Apotek1 has the recruitment opened to the largest drugstore / pharmacy company in Norway and that gives better conditions despite it being something different from when Carol and I began.

The message content is above  in Portuguese :). But you can find also in www.Apotek1.no


domingo, 14 de junho de 2015

Também faz bom tempo na Noruega! // It's also possible to fine good temperatures in Norway!

By CarolinaV


Hoje foi dia de descanso. E como estava bom tempo, nada melhor para aproveitar do que comer na rua :)

Depois ainda convenci o Ricardo a ir até ali à "praia" da esquina e apesar da brisa fresca que soprava já tínhamos muitas pessoas de biquini a aproveitar o sol. Na nossa opinião estava agradável, o suficiente para usar Tshirt e talvez um casaco fininho por cima... para biquini ainda não :D.


terça-feira, 9 de junho de 2015

Coisas que não sinto falta nenhuma // Things I do not miss

By RicardoMartins

Regressados de um fim de semana em Portugal,  estou neste momento em condições de apontar algo que viver na Noruega me fez esquecer mas que bastou um fim de semana pela Lusitânia para recordar o quão desagradável que pode ser.

Falo então das alergias.  Bastou sair à rua no sábado de manhã para activar o "botão", e só desactivar na viagem de avião no regresso.

É curioso que,  pelos menos até agora, não tenho absolutamente sintomas  alérgicos nenhuns aqui pelo norte.  Não sei ao que sou alérgico mas espero que não sejam daquelas coisas que na Noruega demoram mais a florir e que ainda aí venham.  Vamos ter de esperar para ver :)
E o calor?  35 graus com vento quente no sábado em Guimarães... Tenho para mim que os humanos não foram feitos para suportar esse tipo de prova :p 

Dei por mim a dar graças pela amena temperatura que por aqui se faz sentir.

Já a Carolina diz absolutamente o contrário de mim mas ela não tem alergias e cá para mim gosta de ser "do contra".

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Returned from a weekend in Portugal, I am currently in a position to point out something that living in Norway made me forget. Allergies. One weekend in Portugal was enough to remember how unpleasant it can be.

It only took a few minutes out the street on Saturday morning "to push the button", and just turned off on the plane back to Norway.
It is curious that, at least so far, I have absolutely no symptoms here in the north. I don't what I am allergic but hopefully is not one of those things that Norway take longer to bloom and is still there to come. We'll have to wait and see :)

And the temperature in Portugal? 35 degrees with hot wind on Saturday ... I suppose humans were not made to withstand this kind of test :p I found myself giving thanks for the warm weather that is felt here.

One the other hand, Carolina think and says absolutely the opposite of me but she has no allergies :).

sábado, 30 de maio de 2015

"O" dia mais importante da Noruega - O 17 de Maio // "The" most important day in Norway - "The" Mai 17th

By CarolinaV


Posso parecer exagerada ao dizer que este dia é o dia mais importante da Noruega mas creio que 90% (talvez mais) dos noruegueses iria concordar comigo! (E se eu estiver enganada que me digam! :D).


terça-feira, 19 de maio de 2015

Sabes que estás na Noruega quando... #4 // You know you are in Norway when ... # 4

By CarolinaV


Aparecem cerejas no supermercado vindas dos Estados Unidos da América a este simpático preço:


Assim a atirar para os 24€ o quilo! Simpáticos não são? :D

----------------------------------------------------------------------------------------

Cherries appear on supermarket coming from the United States to this friendly price.

Around 24€ per kilo. Aren't they nice?? :D

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Falando de integração // Talking about integration

By RicardoMartins

Gostava de dizer que os Noruegueses são pessoas muito amistosas e que basta chegar aqui a apresentar-nos e temos logo grandes amigos, que nos abrem as portas das suas casas, ou que nos convidam para jantar e beber um copo, etc. Mas a verdade é que a nossa experiência leva a que a digamos muitas vezes o contrário.
Está, mais que tudo, relacionado com a cultura em que estamos inseridos. Não tenho dúvida nenhuma em dizer que fomos muito cordialmente recebidos, que tiveram atenção a algumas necessidades que tivemos quando chegámos, mas comparando com a reacção expectável da cultura portuguesa é realmente tudo muito mais frio. Não há grandes convívios fora do trabalho, não se "toma cafés", etc.
Por estas e por outras razões tomámos a iniciativa de entrar em contacto com alguns grupos desportivos para estarmos melhor inseridos e adquirir mais contactos.  No meu caso tentei arranjar  uma equipa de futebol que precisasse de um apanha bolas :)


Google Translate