quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

É caro viver na Noruega! (Será?) // Live in Norway is expensive (For sure?) :)

By RicardoMartins

Hoje venho aqui partilhar um dos maiores clichés que há sobre a Noruega. Em todos os sites de comparação de custo de vida se fala de quanto custa um hambúrguer da McDonalds, e no último fim de semana resolvi ir experimentar um Big Tasty feito aqui no norte.

Junto ao trabalho da Carol há uma loja dessa muito conhecida cadeia de fast-food, e já que ela teve de ir trabalhar no sábado à tarde fiz lhe companhia até ao trabalho. 

Quanto será que me custou esta gordurice?

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Ginásios na Noruega // Gym in Norway

By CarolinaV


Hoje venho falar-vos de algo que não gostava especialmente de fazer em Portugal, e que acho que aqui não deve variar muito já que nem companhia tenho :P


Ginásio!!! (como obviamente já deviam ter lido no título).

Como não tive a sorte de ser daquelas pessoas que come tudo e não engorda (mais ou menos o Ricardo), há que fazer algum exercício. 


Andei a sondar na internet que ginásios existiam por estas bandas e percebi que, como em Portugal há preços para todos os gostos. Para quem gosta de fazer apenas musculação - entenda-se apenas máquinas- há ginásios a partir dos 199 NOK por mês (coisa para 23€). 
Para quem quer além disso (ou apenas) aulas de grupo nomeadamente Body Pump, bicicleta, Core, etc etc tem dois ginásios: Elixia e Stamina que no fundo são 2 grupos diferentes espalhados por toda a Noruega..

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Porque há planos que saem furados // Because sometimes ideas are impossible to fulfill

By RicardoMartins

Para este fim de semana tínhamos planeado um visita à Suécia onde mora um primo direito do meu Pai. Já com tudo combinado com ele há mais de duas semanas, no inicio desta semana mandei um email para a mesma rent-a-car que tínha sido utilizado por nós utilizado quando fomos no fim do ano a Strømstad e a Nordby.


A minha grande surpresa foi ter recebido como resposta um rotundo "não temos carros nenhuns". Depois de tentar telefonar para tudo o que era empresas de aluguer de carros na área e obter sempre a mesma resposta lá perguntei a uma delas o que raio se passa nesta zona que não há carro nenhum em nenhum lado??
A justificação que...

sábado, 31 de janeiro de 2015

Farmácias na Noruega #2 // Pharmacies in Norway #2

By RicardoMartins

Vamos então falar um pouco sobre o nosso trabalho como farmacêuticos na Noruega, sempre na óptica de quem veio de Portugal e lá trabalhou.

Como comecei por abordar neste post ainda no jardim a beira mar plantado que nos viu crescer, esperávamos grandes diferenças em muitos aspectos do trabalho como farmacêutico.

É impossível passar por cima do respeito que há aqui pelas regras. Por exemplo, se um determinado medicamento é sujeito a receita são raras as excepções que se abrem para o vender sem existir uma receita. Nesta Sexta feira tive um caso em que um utente foi à farmácia tentar comprar uma embalagem de Ventilan Diskus (inalador usado para problemas respiratórios), para o qual até tínhamos registo de ter vendido a esse utente algures em Novembro.
Em Portugal o que se passaria...

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Recrutamento aberto para a Vitus Apotek na Noruega // Open recruitment to Vitus Apotek in Norway

Para deixar a todos aqui no blog a sessão de esclarecimento que a Vitus Apotek realizou em Lisboa no dia  22 Janeiro. Assim ficam com a informação e quem sabe podem juntar-se à concorrência :)






To inform others that can be interested, here on the blog we leave the debriefing session that Vitus Apotek held in Lisbon on 22 January. So stay with the information and who knows may join the competition :). It is in english :)! Enjoy!



sábado, 24 de janeiro de 2015

Marco pseudo-histórico ^^// A Kind of historical event :P

By CarolinaV


Ora pois então hoje foi a primeira vez que..... atendi em português!!! :D Já tinha "falado" espanhol, inglês e até umas palavrinhas de italiano mas hoje, para meu espanto tive um cliente que entrou na farmácia e me entregou um papel onde vinha escrito o que ele vinha buscar. Eu olhei para o papel uma e duas vezes e reconheci, na verdade, os produtos que lá estavam escritos porque já os tinha vendido em Portugal mas nunca aqui na Noruega. E como à frente do nome do produto um deles dizia "solução" escrito em português, resolvi virar-me para o cliente e perguntar se ele falava português :). E acertei ehehe.

E devo dizer que ele ficou tão espantado como eu por encontrar um português no Sul da Noruega :)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

So today was the first time ..... I had a Portuguese costumer !!! :D I had "spoken" Spanish, English and even some Italian catchwords in the pharmacy but today, to my astonishment I had a client who entered the pharmacy and handed me a paper which had written what he had been seeking. 

I looked to the paper once and twice and recognized, in fact, the products that were written because  I had already sold them in Portugal but never here in Norway. And as in the front of one the products stood "solution" written in Portuguese, I decided to speak with to the customer and ask if he spoke Portuguese :). And hit it ehehe.

And I must say that he was so amazed as I to find a Portuguese here, in southern Norway :)



quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

E com o primeiro ordenado Norueguês.. // And with the fisrt Norwegian salary

By Ricardo Martins

E a primeira coisa que fui comprar no dia em que recebi pela primeira vez o ordenado como farmacêutico na Noruega foi..


Porca de Murça
Pois é aproveitando que fui fazer de substituto numa farmácia mais a sul, num centro com Vinmonopol, passei por lá para ver que vinhos portugueses é que conseguia encontrar por aqui. Na verdade fiquei um pouco desiludido, uma vez que não são tantos assim, especialmente comparando com França/Itália/Espanha. Há alguma coisa mas é completamente residual, e facilmente comparável ao Chile ou Argentina. Temos tambem a representar-nos algumas marcas de vinho do Porto (claro não podia deixar de haver) e de vinho da Madeira.
Por essa garrafa que não era a mais barata por pouco, pagámos a módica quantia de:


Que ao cambio actual dá cerca de 11,39€ por uma garrafa de vinho, parece que estamos a comprar uma garrafa num restaurante.
E assim jantámos hoje salmão Norueguês no forno com vinho do Douro :)

Salmão :) // Salmon :)
----------------------------------------------------------------------------------------------
And the first thing I bought with my first payment in Norway was... Portuguese wine.

As I was substitute in a pharmacy that has a Vinmonopol in the same shopping center, I passed there to see which Portuguese wines  it had. I was indeed a little disappointed, because they hadn't many, especially compared to France / Italy / Spain. You can find something but is completely residual, and easily comparable to Chile or Argentina. 
We also have some wine brands:  Port (of course could not help but be) and Madeira wine.

For the bottle you can see in the picture (that was not the cheapest one but was close to it) I payed around 12€... if you compare to Portugal it seems at I was buying it in a restaurant.
And so today we had for dinner Norwegian salmon in the oven with Douro wine :)

Google Translate